Funções para auxílio de arredondamento de bordas do site da Fazenda da Esperança Brasil Forte sem Violência, O que é?
Forte sem Violência

O que é?

História

O projeto Stark Ohne Gewalt, que em português significa "ser forte sem ser violento", foi idealizado por Mathias Kaps, um pedagogo alemão que não se conformava com a crescente onda de violência entre os jovens de seu país. Ele percebia que isso acontecia, principalmente, pela dificuldade de relacionamento e falta de diálogo entre os professores e seus alunos.

Mathias também enxergava uma falha no sistema educativo da Alemanha que, com um currículo carregado de disciplinas, priorizava somente a educação intelectual dos alunos, deixando de lado a capacidade de eles descobrirem seus talentos e de se reconhecerem como humanos.

A partir dessa realidade, ele sentiu a necessidade de se criar um projeto pedagógico que fosse de encontro, prioritariamente, com as necessidades dos jovens. Era preciso fazer com que eles descobrissem suas capacidades para aprenderem a se valorizar e a se sentirem fortes.

Em 2004, com a banda multicultural Gen Rosso, que se propõe a disseminar mensagens de paz e fraternidade por meio da arte, Mathias Kaps deu início ao projeto. No ano seguinte, com o apoio da Caritas, confederação humanitária internacional da igreja católica, pôde desenvolver o projeto em prisões e escolas de ensino médio de várias cidades alemãs. Já em 2006, com o patrocínio da União Europeia, a iniciativa ganhou espaço também em outros países.

Metodologia

Antes de começar com os jovens, é desenvolvida uma formação pedagógica com os professores nas escolas (ou com aqueles que trabalham diretamente com os jovens que irão participar do projeto). Nesta etapa, são realizados alguns cursos sobre a cultura do diálogo e da fraternidade.

Só então, durante uma semana, é que os jovens e os artistas do Gen Rosso começam a preparar um espetáculo. São dias de workshops em que cada jovem escolhe a área que se identifica mais: canto, dança, teatro, música e até produção técnica de bastidores. Depois de construídas todas estas etapas, os se jovens apresentam para toda a cidade, junto com a banda Gen Rosso.

O musical

O espetáculo apresentado é o musical Streetlight que conta a história real de Charles Moats, um jovem idealista que viveu num gueto de Chicago nos anos 60. Durante sua vida, ele descobre amizades verdadeiras e que, para viver o ideal de fraternidade em que acredita, deve fazer escolhas, que levadas até as últimas consequências, podem ser muito perigosas e mudar definitivamente o rumo da sua vida.

Resultados

Já participaram desse projeto mais de 500 mil jovens, que além da Alemanha e países da Europa, já passou por Cuba e China. Com essa iniciativa, os jovens descobrem o próprio talento, desenvolvem a inteligência e, por consequência, elevam a sua autoestima. Isso os faz se sentirem fortes, sem precisar usar da violência.

Segundo Mathias Kaps, por meio dessas manifestações artísticas, por meio do Stark Ohne Gewalt, eles podem dialogar: "e esse diálogo já é a paz".

 

O que é Forte sem Violência

Forte sem Violência no Brasil

Mais vídeos clique aqui!

 
 
 
Visite nossa página no Facebook
© 2013 • 2014 Forte sem Violência
Telefones: (12) 3013-6441
Email: fortesemviolencia@fazenda.org.br